Palestrantes

Beatriz Renck

Nascida em Taquara (RS), Beatriz Renck tomou posse como juíza do Trabalho substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul) em 1989. Promovida a juíza titular em 1991, esteve à frente da 1ª VT de Uruguaiana (1991), da 1ª VT de Passo Fundo (1991), da VT de Osório (1991-1992) e da 16ª VT de Porto Alegre (1992-2006). Exerceu a Direção do Foro Trabalhista da Capital no período 1997/1999. Foi promovida ao cargo de desembargadora do TRT da 4ª Região em 17 de novembro de 2006, pelo critério de merecimento. No Tribunal, exerceu as funções de presidente da Comissão de Jurisprudência (2012/2013), ouvidora (2012/2013) e corregedora regional (2014/2015). É a atual presidente da Instituição, comandando a Gestão do biênio 2016/2017. A magistrada é graduada em Direito pela UFRGS, com pós-graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

 

Eduardo Caringi Raupp

Advogado trabalhista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Sócio da Flávio Obino Fº Advogados Associados. Mestre em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Indicado entre os dez advogados mais admirados do Brasil por empresas do comércio na categoria “escritório especializado”, conforme Revista Análise Advocacia 500. Professor dos cursos de pós-graduação em Direito do Trabalho da UNISINOS, UNIRITTER, IMED, IDC e FEEVALE. É atual Presidente da SATERGS - Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul.

 

Flávio Obino Filho

Advogado trabalhista especializado no Direito Coletivo do Trabalho. Coordenador nacional dos advogados de sindicatos patronais do comércio e serviços, tendo sido homenageado em 2013 como patrono do Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens e de Serviços. Vencedor do prêmio Paulo Braga Silveira de destaque nacional no direito sindical, em sua primeira edição (Recife/2000). Ex-Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo do Trabalhador (CODEFAT), Ex-Presidente da Comissão Tripartite de Emprego do RGS, Ex-Conselheiro da OAB/RS, Ex-Presidente do Instituto Nacional de Mediação e Arbitra­gem - Secção Rio Grande do Sul. Indicado pela OAB/RS integrou banca examinadora do concurso público para o preenchi­mento de cargos de Juiz no TRT/4ª Região. Titular da Flávio Obino Fº Advogados Associados.

 

Francisco Gérson Marques de Lima 

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, instituição na qual concluiu o mestrado em Direito Constitucional. É Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Procurador Regional do Trabalho, lotado na Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região (Ceará) e Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), na qual ministra, hodiernamente, as seguintes disciplinas: Direito do Trabalho II, na Graduação, e Direitos Fundamentais, na Pós Graduação. Tem ampla produção científica, sendo autor de mais de 20 livros, os quais foram publicados pelas principais editoras brasileiras. Outrossim, é autor de diversos artigos científicos com publicação em revistas e periódicos de âmbito local e nacional. No tocante aos livros, suas obras mais recentes são as seguintes: “Greve: Um Direito Antipático” e “Lei dos Empregados Domésticos”. No âmbito do Ministério Público do Trabalho exerceu, dentre outros cargos, o de Procurador Chefe e, mais recentemente, o de Coordenador Nacional Promoção de Liberdade Sindical (CONALIS).

 

Francisco Gérson Marques de Lima 

Graduado em Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós graduado em Comercialização, pela FGV. Membro do Comitê de Competividade dos Serviços do Ministério de Desenvolvimento Industrial e Comercial MDIC- no Plano Brasil Maior na 1º Gestão do Governo de Dilma Roussef e da membro da Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis CBST - da Confederação do Comércio, Serviços e Turismo – CNC. Subcoordenador do Conselho de Economia da FECOMÉRCIO – RS - CONSEC.

 

Francisco Rossal de Araújo 

Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Professor de Direito do Trabalho e de Economia Política da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

 

Gil Cipelli de Brito

Advogado, formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP. Especialista em Direito e Processo do Trabalho, pelo núcleo Mascaro & Manrrich. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas/FGV. Professor convidado da Fundação Armando Álvares Penteado/FAAP, de Ribeirão Preto SP, para o curso de pós graduação em Direito do Agronegócio, na cadeira de Direito do Trabalho. Com mais de vinte anos de experiência em Relações Trabalhistas, prestou serviços para Eletropaulo, Agip (grupo ENI da Itália), Leão Alimentos e Bebidas (do sistema Coca-cola) e atualmente ocupa o cargo de Labor & Union Manager no Walmart Brasil.

 

Guiomar Vidor

Em 1996, foi eleito vice-presidente da Federação dos Comerciários do RS –FECOSUL-, mesmo período em que foi dirigente da CUT/RS. Na FECOSUL, em 2002, foi eleito presidente,  cargo que exerce até hoje. Em 2007, foi  o primeiro presidente da  Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil- CTB -,  no estado do RS, cargo para o qual foi reeleito em 2009, quando também passa a integrar a direção nacional da Central, eleito no Congresso Nacional da entidade. Em 2008 foi eleito para a  Direção executiva da CNTC- Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio. Graduou-se em Direito pela UCS -  Universidade de Caxias do Sul, em 1993,com pós-graduação na área de Direito do Trabalho, no ano de 2007,  pela Universidade  Castelo Branco do RJ.

 

Igor Morais

Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atuou como economista chefe da FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul entre 2003 e 2011, período no qual também foi presidente do Comitê de Investimentos da Indusprevi - Entidade Fechada de Previdência Privada da FIERGS. Atualmente é economista - sócio - Vokin Investimentos, professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, assessor econômico do Sinborsul - Sindicato das Indústrias de Borracha do Rio Grande do Sul e do Simecan - Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas de Canoas e Nova Santa Rita. Presidente da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul - FEE - desde fevereiro de 2015. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Econometria Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclo dos negócios, mercado de capitais, economia brasileira, conjuntura econômica. Foi escolhido economista do ano no Rio Grande do Sul em 2013, Prêmio de Menção Honrosa da CNI - Confederação Nacional da Indústria - em 2009, 1º lugar no Concurso de monografias da Abamec - Assossiem 2002 e 2º lugar no Prêmio do Tesouro Nacional em 2001.

Lidiane Nogueira

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1995), com MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (2002) e LL.M em Direito: Litigation - Novos Desafios dos Contenciosos (2010). Ingressou no sistema elétrico, por meio de concurso público de provas e títulos, tendo ocupado o cargo de Advogada no Departamento Jurídico (Contencioso) da ELETROBRÁS -CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S/A no período de julho de 2000 a novembro de 2001. Desde dezembro de 2001, ocupa o cargo de Advogada Sênior na Divisão Sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

 

Luiz Fernando Moreira

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul no ano de 2000, MBA em Direito da Economia e da Empresa, FGV/RS. Sócio de Flávio Obino Fº Advogados Associados S/C. Advogado atuante em todas as instâncias jurisdicionais da Justiça do Trabalho. Ex-Diretor Jurídico do Grêmio Foot‑Ball Porto Alegrense. Membro do Conselho Deliberativo do Grêmio Foot‑Ball Porto Alegrense. Ex-Auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul. Membro da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/RS. Diretor-Tesoureiro da SATERGS - Sociedade dos Advoga­dos Trabalhistas de Empresas do RGS – Gestão 2016/2017.

 

 Marcelo Portugal 

 Formado em Economia pela UFRJ, Mestre em Economia pela PUC-RJ e Doutor em Economia pela University of Warwick na Inglaterra. Atualmente é Professor  Titular de Economia na UFRGS e Consultor da Fecomércio-RS

 

 

 Maria Helena Mallmann

Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), ingressou na magistratura do Trabalho da 4ª Região em 1981. Foi promovida a presidente de Junta de Conciliação e Julgamento (atual Vara do Trabalho) em agosto de 1986. Em 2001, foi promovida a desembargadora do TRT-RS, do qual foi vice-presidente (2009-2011) e presidente (2011-2013). Exerceu, ainda, a vice-presidência e a presidência da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Em 23 de dezembro de 2014, tomou posse como Ministra do TST. Atualmente, integra a 5ª Turma e a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais.

 

Paulo Kruse

Graduação em Administração de Empresas – Unisinos, Presidente do Sindilojas Porto Alegre, Gestão 2014 a 2018, Vice-Presidente da Fecomércio – RS, Presidente do Instituto de Pesquisa e Estudos do Varejo – IPEV, Vice-Presidente para assuntos de Gestão do Observatório Social de Porto Alegre; Vice-Presidente Sindilojas Porto Alegre – de 2010 a 2014, Diretor Administrativo no Sindilojas Porto Alegre – de 2007 a 2010, Membro do conselho deliberativo da Sogipa – desde 2001, Membro da diretoria da Sogipa – de 2001 a 2003, Conselheiro da CDL Porto Alegre desde 2010 e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo desde 2013, Delegado da Fecomércio – de 2010 a 2014, Proprietário das Redes de Lojas Patchwork.

 

Ricardo Patah 

Presidente da União Geral do Trabalhadores (UGT) e Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Delegado brasileiro na Conferência Internacional do Trabalho da OIT em 1999, Patah foi representante dos trabalhadores no Conselho Curador do FGTS em 2001 e membro do Conselho da Previdência Social em 2005. Desde maio de 2007, integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, que reúne representantes da sociedade civil: empresários, sindicalistas, políticos e líderes de movimentos sociais.

 

Rudolf Nielsen

Mestre em Engenharia de Produção (com ênfase em Ergonomia) - UFRGS (2001), Graduado em Engenharia Industrial - FEI (Faculdade de Engenharia Industrial - PUC - SP, 1962), Especialista em Adm. de Empresas - FGV/SP (1975), Engenheiro de Segurança do Trabalho - UNISINOS (1993). Trabalhou com Gerente de Produção e Qualidade em diversas empresas de S. Paulo e Rio Grande do Sul. Sócio da NIELSEN HOeE Higiene Ocupacional e Ergonomia. Professor convidado em diversos cursos de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, no RGS. Membro da AIHA (American Industrial Hygienists Association) e da ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygiene), ambas dos Estados Unidos. Realizou trabalhos de ergonomia em diversas empresas do Rio Grande do Sul, destacando-se, dentre outras, Gerdau, Tanac, Tanagro, Maxiforja, Sultécnica e diversas empresas do Centro Automotivo da General Motors, em Gravataí (dentre as quais a Arwin Meritor, IPA, Pelzer, Valeo e Ceva).

 

Sandro Lunard

Advogado de entidades sindicais, Professor de Direito Sindical da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestre e Doutorando pela UFPR, especialista em normas internacionais pela Organização Internacional do Trabalho - OIT, especialista em relações de trabalho pela Universidade Castilla La Mancha.

 

 

Victor Russomano Júnior

Curso de Direito na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Direito, da Universidade de Brasília. Curso de Ciência Política, a nível de graduação, na Universidade de Georgetown, Washington, DC, USA, 1º semestre de 1978. Curso de Sociologia Jurídica, a nível de pós-graduação. Mestrado em Ciência Política – UnB. Professor do quadro permanente da UnB a partir do 1º semestre de 1981.

Informações: ELO Eventos (51) 33884944 contato@criandoelo.com.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos